Chame no Whatsapp

Tópicos

Como identificar um bom pagador. Um casal fazendo compras online por meio de um tablet e sorrindo.
Como identificar um bom pagador?

Consultar o CNPJ do cliente é muito importante para diminuir os riscos de inadimplência na hora de realizar a venda faturada. Além de saber a importância de fazer uma análise de crédito, é preciso saber utilizar as informações da consulta ao seu favor. Pensando em algumas estratégias e dicas que podem ajudar o analista de crédito a identificar um bom pagador, fizemos esse artigo. Continue com a gente para saber mais!

Veja mais: Como realizar uma cobrança com maus pagadores

Como identificar um bom pagador: faça uma análise do histórico daquele cliente

O Cadastro Positivo é um histórico de comportamento de pagamento, no qual os credores podem ter acesso a contas de água, energia elétrica, gás, internet, telefonia, financiamentos e faturas de cartão de crédito. Além disso, possui informações sobre os pagamentos em atraso, pontuais e até os antecipados.

De fato, utilizando a consulta simples nacional na hora de vender para outro CNPJ, você encontra diversos dados. Eles podem apontar se a pessoa é ou não um bom pagador.

De fato, esses dados vão desde a conferência do endereço apresentado pelo cliente, até o endereço que consta no cadastro. Dados de razão social e se tem restrições por ter emitido cheque sem fundo.

Avalie o histórico de compras do cliente

Para vendas com valores mais altos recomenda-se uma análise de crédito mais criteriosa. Isto é, uma análise que lhe mostre o limite de crédito presumido daquele CNPJ, a saúde financeira dos sócios daquela empresa.

Dessa forma, quando se faz uma análise mais minuciosa da situação do cliente, automaticamente você garante uma venda mais segura. Sabendo a real intenção de pagamento do cliente.

Saiba atender clientes antigos

Se o cliente for um CNPJ que já compra de você, a consulta dará as informações básicas. Essa informações básicas já vão ajudar você a entender melhor o seu cliente.

Embora essas informações sejam essenciais para que você apenas verifique se a saúde financeira do cliente. Isso faz com que o fornecimento de crédito seja mais criterioso, fazendo só transações corretas.

Só para garantir se ainda continua nos padrões adotados para liberação de crédito. Esse é só mais um dos meios que podem ajudar você a fazer uma boa análise de crédito.

Enfim, quando você tem um cliente que paga as contas em dia, compra com frequência, não possuí restrições de crédito vale a pena criar politicas para premia-lo.

Seja no aumento de crédito para aquele CNPJ, ou em bonificações que lhe ajudem a fidelizá-lo. Pois em tempos de crise financeira, saber como identificar um bom pagador é importante, mas mantê-lo com você é ainda mais.

Por fim, que tal conhecer uma ótima ferramenta de análise de crédito, para identificar os melhores pagadores? Clique aqui e peça o teste da nossa plataforma gratuitamente. 

Publicado em 20/10/2017. Atualizado em 06/05/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami