Vendas a prazo: Como se prevenir e recuperar antigos clientes

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Vendas a prazo: Como se prevenir e recuperar antigos clientes. Casal sorri enquanto é atendido por um vendedor.
Grupo de pessoas sorrindo

As empresas que realizam vendas a prazo correm grande risco de inadimplência, o que torna a consulta de CNPJ um fator essencial para auxiliar na concessão ou recusa de crédito. Quando o cliente se torna inadimplente, a relação entre o credor e o comprador estremece. Mas, para que isso não aconteça é importante ficar atento a sua carteira de clientes a fim de se prevenir de uma possível inadimplência e perder um antigo cliente que já foi bom pagador. Pensando nisso, iremos falar sobre como monitorar o CNPJ pode ajudar a manter um bom e longo relacionamento com os seus clientes.

Como se antecipar de uma futura inadimplência

É esperado que toda empresa tenha uma carteira só de clientes ativos, sobretudo companhias que fazem vendas a prazo. É muito comum as companhias oferecerem um limite de crédito alto aos clientes antigos. As empresas criam uma confiança muito grande nos bons pagadores de sua carteira, tornando até mesmo a cobrança de pagamento mais flexível para determinados clientes. No entanto, é preciso levar em consideração que todo negócio passa por momentos difíceis, inclusive na área financeira e nenhuma empresa está isenta disso. Assim sendo, é importante que o seu analista financeiro saiba caso o cliente esteja com novas restrições, sobretudo se for um comprador com um limite muito alto que pode prejudicar o capital de giro da empresa.

Como o monitoramento funciona?

Com uma ferramenta de monitoramento de carteira, é possível ter a movimentação do CNPJ tanto dos clientes ativos quanto dos inativos. Assim, caso algum comprador possua uma nova restrição, o analista de crédito será informado e terá mais embasamento dos riscos de conceder crédito para o cliente. Caso isso aconteça, o financeiro e o cliente podem entrar em um acordo para manter a parceria sem prejudicar o capital de giro da empresa.

Veja também: Como ter boas estratégias para realizar vendas a prazo?

Recuperando antigos clientes

É muito comum as empresas terem uma carteira de clientes inativos. Isso acontece porque esse público não compra já há muito tempo ou até mesmo sejam devedores. Com o monitoramento, é possível filtrar os clientes que se tornaram bons pagadores para que o time de vendas possa trabalhar com esses contatos e criar novas parcerias.

Sem contar a ajuda que esse acompanhamento pode proporcionar ao setor de cobranças que pode ter acesso a essa movimentação do CNPJ do cliente e perceber quando está diminuindo as restrições de um devedor. Isso mostra que o devedor tem interesse em quitar as dívidas, tornando o momento perfeito para que o analista de cobrança entre em contato para tentar um acordo e recuperar o cliente. Por fim, é importante ter em mente que atrair um novo cliente é mais custoso do que fidelizar um público que já conhece seu produto.

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