Como calcular o limite de credito de uma empresa

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Como calcular o limite de credito de uma empresa. Empresária trabalhando em frente ao computador.
Mulher digitando no computador

Entenda como calcular o limite de crédito de uma empresa para as vendas a prazo e não prejudicar o fluxo de caixa do seu negócio.

As empresas que realizam vendas a prazo precisam de um cuidado maior na hora de calcular o limite de crédito de um cliente. Essas vendas podem ser semanais, mensais ou trimestrais, o importante é calcular um valor que não seja arriscado para o capital de giro da empresa. Pensando nisso, iremos falar hoje sobre o que levar em consideração para calcular o limite de crédito de uma empresa na primeira compra. Esse cálculo pode ser definido para qualquer cliente que esteja realizando a primeira compra ou pode ser personalizado, que vai ser levado em consideração o perfil de cada cliente. Quer calcular o limite de crédito para se proteger ainda mais da inadimplência? É só continuar lendo. 

Veja também: Qual a importância de calcular o limite de crédito

Limite de crédito geral                                                       

Existem dois modos de determinar o limite de crédito de uma empresa. Primeiro iremos falar sobre o limite geral que é definido para qualquer cliente que esteja fazendo a primeira compra. Para chegar nesse valor é preciso calcular o quanto o débito prejudicaria a empresa. Por isso, é interessante definir uma faixa de preço que não afete tanto o capital de giro. Esse modo de calcular o limite de crédito é mais garantido, já que o foi estipulado um valor de baixo risco e prático, pois por um crédito pré-aprovado, vai poupar tempo e proporcionar maior agilidade na concessão de crédito e nas vendas.

Limite de crédito personalizado

A outra maneira de calcular esse limite de crédito é analisar o perfil e capacidade de pagamento de cada cliente, ou seja, é um limite personalizado para cada tipo de cliente. O valor estipulado como crédito deve atender as necessidades dos clientes, mas também deve levar em consideração o risco que o credor está correndo. Assim, será possível atender as expectativas do comprador e não arriscar o fluxo de caixa do credor. Lembrando que, no primeiro contato, é necessário sempre ter um cuidado maior, se possível realizar consultas de CNPJ mais detalhadas a fim de evitar uma futura inadimplência. E com base na análise da consulta, é possível definir um limite de crédito seguro.

Veja também: Política de crédito: 4 erros comuns que você deve evitar cometer

Por fim, é muito importante manter essas e todos os critérios de concessão de crédito atualizados na política de crédito da sua empresa, assim, a equipe financeira terá mais produtividade e será mais organizada. 

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