Chame no Whatsapp

Tópicos

Para obter bons negócios é essencial saber para quem se está vendendo, com isso iremos contar sobre como a consulta de negativação pode te ajudar antes de fechar com o cliente

4 coisas que você não sabia sobre consulta de negativação. Mulher fazendo numero 4 com as mãos
4 coisas que você não sabia sobre consulta de negativação

A negativação normalmente é feita quando a empresa entrou em contato algumas vezes com o devedor, mas mesmo assim a dívida não foi quitada. Nesse caso é muito importante fazer a negativação do cliente tanto para incentivá-lo a pagar essa pendência quanto para evitar que o devedor acumule novas dívidas. A consulta de negativação ajuda muito o analista de crédito a conceder ou recusar o crédito. Por isso, é muito importante conhecer todas as informações que compõem a ferramenta de consulta de CNPJ. Pensando nisso, nós da Protector Brasil falaremos 4 coisas que você não sabia sobre consulta de negativação.

1. A consulta de negativação oferece dados de quem negativou

Uma informação muito importante que a negativação oferece ao credor é o segmento e nome da empresa que negativou o CNPJ ou CPF que está sendo consultado. Com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é possível analisar se o mesmo segmento que negativou aquele CNPJ é o mesmo que o meu. Caso seja, o risco de esse mesmo cliente não pagar é grande também.

2. A negativação pode ficar na consulta mais de 5 anos da dívida

Uma informação muito interessante que o credor pode usar a favor da empresa é que embora a negativação fique disponível na consulta de CNPJ somente cinco anos, é possível negativar um devedor anos depois da dívida. Vamos a um exemplo para entender melhor:

Tenho um cliente que possui uma dívida com a minha empresa há três anos e após esse tempo, meu setor de cobrança decide negativá-lo. Com isso, a negativação poderá ficar visível nos bureaus de crédito até cinco anos ao invés de dois anos que totalizando daria os cinco anos de pendência. Então, nesse exemplo eu poderia deixar a negativação disponível até oito anos depois de o cliente se tornar inadimplente. 

Em resumo, a restrição ficará disponível nos bureaus de crédito a partir de quando o CNPJ ou CPF foi negativado, independentemente de quanto tempo a dívida existe.

Banner ebook negativação

3. A negativação proporciona mais negociações

Um fator muito importante que a negativação oferece que o protesto não proporciona é a possibilidade do acordo com o devedor. Quando o credor negativa um cliente, além de evitar custos altos, já que para protestar é cobrado uma taxa de acordo com o valor da dívida, a negativação oferece abertura de negociação e até mesmo descontos, uma vez que não será preciso pagar uma taxa alta para efetuar a cobrança. Com isso, o credor e o cliente podem, se possível, restabelecer a parceria de compra e venda.

Veja também: Restrição no CNPJ: Tudo o que você precisa saber

4. Posso negativar um cliente sem título?

Essa é uma das perguntas mais frequentes dos clientes e a resposta é sim. Desde que o credor informe todos os dados do devedor e das dívidas como data de vencimento, data da compra, nome completo, CPF, endereço e etc. Com isso, a empresa credora precisa contratar um Birô de crédito e por meio de um sistema, irá preencher as informações necessárias para cadastrar o documento como inadimplente. Após este processo, o devedor receberá uma carta de cobrança e caso não realize o pagamento no prazo estipulado, o documento estará registrado como inadimplente.

Saiba mais sobre Consulta de Negativação fale com um de nossos consultores, preencha nosso formulário que em breve irão te orientar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Contato

    UNIDADE SÃO PAULO

    Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
    São Paulo – SP, 02243-000

    Close Bitnami banner
    Bitnami