Chame no Whatsapp

Tópicos

O número de fraudes contra credores têm aumentado muito nos últimos meses, saiba como manter suas vendas e garantir segurança nas negociações.

a fraude contra credores, entenda o que é e como se proteger. Jovem olhando para computador
Como se proteger de credores

De acordo com uma matéria divulgada no portal eletrônico UOL pela Agora Folha, em março, após ser decretado a pandemia no país, houveram muitas empresas e consumidores que passaram a realizar pagamentos e transferências por meio eletrônico e, por conta disso, tivemos um grande aumento no número de fraudes. Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) os golpes cresceram em 70% no país. Esse número mostra o quanto é importante ficar atento às possíveis fraudes do mercado. Além dos bancos, esses golpes podem atingir também as empresas que vendem a prazo, pois muitas companhias estão endividadas e até mesmo faliram por causa da pandemia. 

Pensando nessa questão de fraude contra credores, vamos falar no artigo de hoje sobre o que é e como se proteger de golpes.

O que é?

A fraude é o ato de falsificar documentos e identidades de pessoas e empresas a fim de ganhar vantagem sobre alguém. Levando essa explicação para as empresas; é quando há um cliente que está pedindo crédito em vendas a prazo, mas o CNPJ ou CPF foi criado somente para dar golpe no mercado. Para que as companhias se protejam e realizem vendas mais seguras, daremos algumas dicas muito importantes para o uso da consulta de CNPJ e do monitoramento de clientes, as ferramentas que mais ajudam na prevenção contra clientes fraudulentos.

Últimos consultantes 

Durante a consulta de CNPJ, uma das informações mais importantes que temos para prevenir a fraude é conferir quais são os últimos consultantes do cliente, pois se o comprador está solicitando crédito com diversas empresas, mas não possui recursos para cumprir com todas essas dívidas, pode ser que esteja mal intencionado. É possível verificar a média de consultantes dos últimos meses e, assim, observar se há um grande aumento na quantidade de empresas que têm consultado o mesmo CNPJ que você.

Além disso, é interessante verificar o segmento desses últimos consultantes. Assim o analista de crédito pode conferir se essas empresas atendem aos produtos ou serviços que o consultado necessita. Isto é, se o comprador está solicitando crédito de diversas empresas que não são importantes para o negócio dele, é possível que seja fraude. Portanto, conferir a quantidade e o segmento dos últimos consultantes podem ser ótimos alertas para a sua equipe financeira se prevenir de clientes fraudulentos.

Veja também: Entenda como combater fraude no mercado

CNAE

O CNAE (Classificação de Atividades Econômicas) informa o segmento que a empresa atua. Assim, é possível analisar se, de fato, a sua empresa oferece um produto ou serviço que interessa ao negócio do cliente. Porque se o produto que sua empresa vende não é importante para o comprador, o risco da venda é maior. Sem contar que há uma grande chance de ser uma venda fraudada, visto que, se a compra não é importante para o negócio do cliente, por que ele está comprando? Com isso, o setor financeiro pode avaliar as intenções do comprador.

Data de fundação

Uma vez que a empresa tenha sido fundada recentemente, é comum que ela não tenha um comportamento de pagamento muito detalhado e, por isso, não possui restrições. No entanto, se o analista de crédito levar em consideração apenas os protestos e negativações, poderá conceder crédito à uma empresa que não possui recursos para quitar a dívida ou até mesmo estar lidando com um cliente fraudulento.

Monitoramento do cliente

Outra maneira de se prevenir de fraudes é utilizar uma ferramenta de consulta de CNPJ que faça o monitoramento do cliente. Há sistemas que permitem um acompanhamento semanal ou mensal do CNPJ, desse modo é possível saber caso o documento sofra alguma alteração e tenha novas restrições.

Por fim, é importante enfatizar a necessidade de verificar cautelosamente as informações dos clientes, sobretudo quando é a primeira compra dele na sua empresa. As análises de crédito feitas rapidamente e sem analisar essas informações citadas, podem ter um risco maior, por isso, fique atento e utilize todos os dados da sua consulta de CNPJ.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato

UNIDADE SÃO PAULO

Francisco Lipi, 91 – Vila Dom Pedro II
São Paulo – SP, 02243-000

Close Bitnami banner
Bitnami